MERCADO DOG

Afghan Hound TODAS AS RAÇAS

O Afghan Hound é uma raça totalmente personificada na elegância, além de ser uma raça única, antiga e por possuir uma aparência diferente de qualquer outra raça de cachorro. Com o rosto exótico, fino e com um olhar de lado, faz com que entusiastas afegãs descrevem este cão como distante e cômico. 

Apresentação da raça Afghan Hound

O Afghan Hound foi originalmente criado para caçar presas grandes nos desertos e montanhas no Afeganistão. Era muito valorizado pois possuia uma capacidade incrível de correr com muita rapidez e grandes distâncias. Era corajoso o bastante para pegar e segurar animais perigosos.

Foi muito valorizado também por ser um cão com capacidade suficiente para pensar e caçar sem a direção de seus donos e de forma independente.

Atualmente o Afghan não é mais um cão de caça. Um filhote dessa raça busca anciosamente pelo carinho de sua família. Já um Afghan adulto não implora por muita atenção, o pensamento livre e independente que ele possui irá decidir quando ele quer carinho.

O Afghan Hound é totalmente sensível quando ele deseja ser e pode ser muito divertido também.

Por possuir um familiar jeito afetuoso de ser, o Afghan é conhecido por ser travesso e ainda existem histórias que contam que o Afghan tem a capacidade de roubar coisas e objetos de debaixo do nariz do tutor, podendo ir ainda mais longe como por exemplo abrir uma gaveta do guarda-roupas e pegar uma peça de roupa.

É um cão que possui muitas capacidades, mas a vital é de poder ver distâncias muito maiores que os seres humanos e uma boa articulação do quadril que facilita quando for necesário que seja rápido.

É um excelente cão para participar de esportes e campeonatos voltados para percurso da atração, pois, é uma competição que testa a capacidade do cão para caçar pela vista e pelo instinto.

Destaques e curiosidades

  • O Afghan possui um instinto perseguidor, então o tutor deverá prestar atençao, pois ele perseguirá o gato do vizinho, se tiver coelho ou hamster, ele irá perseguir também;
  • Devido a sua natureza independente, o Afghan seráum desafio para a pessoa que irá treiná-lo. O treinador deverá ter paciência;
  • O cãozinho Afghan Hound tem uma baixíssima tolerância a dor. Uma pequena ferida é mais incômoda para esta raça do que para as outras;
  • São cães sensíveis, de um bom alto astral e não respondem muito bem a um tratamento com pouca gentiliza;
  •  Afghan Hound é uma das raças mais antigas vinda do Afeganistão. onde seu nome original é Tazi.

História e origem da raça Afghan Hound

O Afghan Hound é uma raça de cães oriunda do Afeganistão. A raça vem desde a era pré-cristã.

Pesquisadores de DNA descobriram que o Afghan é uma das raças de cães mais antigas.

A primeira documentação de um criador de Afghan ocidental é de um oficial inglês que morava próximo a Kabul.

Caõznho da Afgham Hounds do Kennel Ghazni foram transportados para Inglaterra em 1925 e então, logo em seguida foram trasnportado para a América.

A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1926 e o Club do Afghan Hound da América foi admitido pelos membros do AKC em 1940.

O comediante Zeppo Marx, foi um dos primeiros a trazer Afghan Hound para a América. 

No final de anos 1970, a popularidade dos Afghans dispararam quando a boneca Barbie apareceu com um cãozinho de estimação da raça Afghan Hound, isso foi um incentivo para que o Afghan encontrasse o caminho para as casas e os corações das menininhas americanas.

Durante esta época, competições de percurso da atração ficaram mais populares para os Afghans.

Em 1980 o Afghan Hound se tornou uma estrela popular em atividades de competições de anéis do AKC.  

Características e Personalidade

Apesar de sua natureza independente, o Afghan Hound tem uma expectativa mínima de vida de 10 anos e máxima de 13 anos, sua altura equivale entre 63 a 74 centímetros, com peso entre 23 a 30 quilos.

O Afghan é tipicamente o cão de um tutor só ou de uma família só. Ele não cumprimentará ansiosamenteseus convidados, irá tratá-los com indiferença. Enquanto outros latem enquanto um estranho se aproxima, o Afghan não fará nada, pois não é uma raça conhecida por ser bom cão de guarda.

O jeito e o pensamento independente do Afghan se transforma em um desafio para treiná-lo e não adianta tentar motivá-lo com comida, ele não possui o desejo de ter que agradar seu tutor o tempo todo.

Porém por mais que seja muito independente o cãozinho Afghan Hound é todo elegante, de alto astral, cômico, exótico, corajoso, indeoendente, sensível, divertido, afetuoso, travesso, veloz.

Sáude, Cuidados e Alimentação

Os Afghans geralmente são saudáveis, mas como todas as raças, esta também é propensa a certas condições de saúde. Nem todos os cãezinhos Afghans irão sofrer de qualquer ou todas estas doenças, mas é importante estar ciente delas:

  • Alergias: os sintomas no Afghan são os mesmos nas pessoa como: espirros, corrimento nos olhos e corrimento nasal, comichão, perda de pelo e letargia. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições alimentares, medicamentos e mudanças de ambiente;
  • Câncer: os sintomas que podem indicar câncer canino influem inchaço anormal de uma ferida ou inchaço, feridas que não cictrizam, hemorragias a partir de qualquer abertura corporal e dificuldade em respirar. Tratamentos para o câncer incluem quimioterapia, cirurgia e tratamentos;
  • Catarata: OCERF (The Canine Eye Registration Foundation) define catarata como uma parcial ou completa opacidade da lente, sendo esta a principal causa da perda de visão em cães. Dependendo da gravidade, a catarata pode às vezes ser removida cirurgivamente.
  • Hipotireoidismo: é um disturbio da glãdula tireóide. Os sintomas incluem, infecções crónicas do ouvido, infecções bacteianas da pele, perda de cabelo, letargia e depressão. Podendo ser tratada com medicação e dieta.

​Deixando um pouco de lado os probleminhas de sáude, alguns cuidados relevantes também são muito importantes para que o cãozinho fique sempre saudável e feliz.

O Afghan prefere estar dentro de casa com a família, é um membro descontraído e calmo em casa, mas é um cão naturalmente ativo que precisa de exercícios diários que inclui uma caminhada.

O Afghan é um artista adepto em escapes, se escapar, será um pouco difícil de pegá-lo. Então o tutor deve estar sempre atento para não deixar seu Afghan escapar. 

O pelo de um cãozinho Afghan deve ser escovado diariamente, como também os banhos terão que ser frequentes.

Outro cuidado é verificar as orelhas de seu Afghan frequentemente também, pois ele tem tendência a ter infecções de ouvido, limpe sempre o ouvido de seu cãozinho com um limpador recomendado pelo veterinário. Observa se no interior do ouvido estiver com mal cheiro, um pouco vermelho ou se frequentemente o cãozinho balança a cabeça pode ser infecção no ouvido.

Escovar os dentes de seu Afghan pelo menos duas ou três vezes por semana também é muito bom pois elimina o acúmulo de tártaro e bactérias.

Quanto a alimentação adequada depende muito do tamanho, idade, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos assim como as pessoas e nem todos eles precisam da mesma quantidade de alimento.

A qualidade da ração também faz a diferença. O ideal é comprar uma ração que irá nutrir o cachorro.

Mantenha seu Afghan Hound em boa forma, alimente-o sempre duas vezes ao dia.

Pelagem

A pelagem do Afghan é espetacular. É de uma textura fina semelhanate ao cabelo humano, é espesso e sedoso. Na cabeça tem um longo topete sedoso. Com exceção da parte de trás, todo corpo é coberto abundantemente de pelo, até mesmo nos ouvidos e nos pés. O pelo é curto e fechado ao longo das costas e suave em cães maduros. Todas as cores solidas são permitidas pela norma padronizada feita pelo American Kennel Club.

Relacionamento com crianças e outros animais

A natureza independente do Afghan Hound e por ser um cão um tanto grande faz dele uma companhia adequada para um adulto. O Afghan não é apto a querer brincar com crianças. De fato, os movimentos e os barulhos que uma criança faz pode assustá-lo. Com a socialização adequada, o Afghan pode se adaptar à vida em uma família com filhos e se amoroso com eles.

Um Afghan se dá super bem com outro Afghan. Se tiver outros animais de estimação em casa, o Afghan vai tolerar e ser indiferentes com ele. Porém o instinto caçador do Afghan fará ele perseguir pequenos animais, especialmente se eles fugirem.