MERCADO DOG

Cão das Montanhas do Atlas TODAS AS RAÇAS

O Cão das Montanhas do Atlas é o tipo de cão que possui características distintas como guardião, defensor e ao mesmo tempo audacioso, tem a fama de possuir um olhar fixo e penetrante. 

Apresentação da raça Cão das Montanhas do Atlas

Chamado como Aïdi no Marrocos, seu país de origem, o Cão das Montanhas do Atlas é um cão rústico e notável por sua força. É o tipo de cão totalmente adaptável aos climas mais frios. Possui uma pelagem de comprimento que o protege do calor, do frio e até mesmo de mordidas.   

Destaques e curiosidades

  • O Cão das Montanhas do Atlas necessita de muito exercícios. Se a casa onde ele vice não tiver um quintal espaçoso, o tutor deve leva-lo para se exercitar diariamente;
  • Por ser um cão de montanha, que precisa se movimentar quase o tempo todo, o Cão das Montanhas do Atlas não é indicado para pessoas que moram em apartamentos e locais muito pequenos e fechados.

História e Origem da raça Cão das Montanhas do Atlas

O Cão das Montanhas do Atlas surgiu há milhares de anos atrás, nos planaltos e nas montanhas da África do Norte. 
Hoje em dia, cães da raça podem ser encontrados em uma quantidade grande nas Montanhas do Atlas de Marrocos. 
O Cão das Montanhas do Atlas é o tipo de cão ligado ao pastoreio, que trabalha defendendo a tenda e os pertences de seus tutores e ao mesmo tempo, proteger o rebanho dos animais selvagens. 

Características e Personalidade

O Cão das Montanhas do Atlas é muito afetuoso e dócil com seu tutor, além de ser um excelente cão de guarda. É o tipo de cão alerta que possui o instinto de medir o grau de perigo antes de agir e atacar. 
É um cão independente, fiel e afetuoso com os membros de sua família.
O Cão da Montanha tem uma expectativa mínima de vida de 10 anos e máxima de 12 anos, sua altura equivale entre 52 a 62 centímetros, com peso entre 20 a 25 quilos.

Saúde, Cuidados e Alimentação

Cães das Montanhas do Atlas são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, também é uma raça propensa a certas condições de saúde. Nem todos os Cães das Montanhas do Atlas irão sofrer de qualquer ou todas as doenças de cachorros, mas é importante estar cientes delas.
Deixando um pouco de lado os probleminhas de saúde, alguns cuidados relevantes também são muito importantes para que o Cão das Montanhas do Atlas fique sempre saudável.
A alimentação adequada, depende muito do tamanho, idade, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos assim como as pessoas e nem todos eles precisam da mesma quantidade de alimento.
A qualidade da ração também faz a diferença. O ideal é comprar uma ração que irá nutrir o cachorro. Tenha o hábito de alimentar seu Cão das Montanhas do Atlas duas vezes ao dia.

Pelagem

O Cão das Montanhas do Atlas possui uma pelagem densa, áspera e semilonga, no rosto e nas orelhas, encontra-se pelos curtos e finos.
 A pelagem do Cão das Montanhas do Atlas vem em cores variadas como fulvo: que vem em uma aparência de areia lavada até o vermelho escuro; Tigrado com preto; Marrom: que vem em uma aparência de bege ao tom do pão queimado e Preto. Todas estas cores podem ser manchadas com branco. 

Relacionamento com crianças e outros animais

Devido ao seu tamanho, o Cão das Montanhas é ideal para famílias com crianças mais velhas. Quanto a outros cães e animais, se forem socializados e crescidos juntos desde pequenos eles poderão se dar bem.